Mundo

Ataques franceses destruíram depósitos de armas em reduto do EI na Síria

Pelo menos 36 explosões foram ouvidas em Raqa

Mais de 130 pessoas morreram nos atentados em Paris
Mais de 130 pessoas morreram nos atentados em Paris Foto : Lionel Bonaventure / AFP / CP
Vários bombardeios executados por aviões franceses destruíram no domingo à noite um campo de treinamento e depósitos de armas em Raqa, reduto do grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, anunciou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Durante a noite aconteceram pelo menos 36 explosões em Raqa, algumas provocadas por bombardeios aéreos, outras apenas por explosivos", afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman. "As explosões sacudiram toda a cidade, aconteceram bombardeios ao Norte e ao Sul de Raqa", completou.

Entre os alvos, o OSDH citou a "Brigada 17", um campo de treinamento que abriga depósitos de armas. O diretor do OSDH não soube informar se os ataques deixaram vítimas.

O ministério da Defesa da França informou que 10 caças lançaram 20 bombas no domingo à noite na região norte da Síria, destruindo um posto de comando e um campo de treinamento do EI. O grupo jihadista reivindicou no sábado os atentados de sexta-feira em Paris que deixaram 132 mortos e mais de 350 feridos.

Doze aviões, incluindo 10 caças, participaram simultaneamente, a partir dos Emirados Árabes Unidos e Jordânia, na operação em Raqa. O presidente francês, François Hollande, advertiu no sábado que o país seria "implacável" tanto em nível interno como externo após os atentados, que chamou de "ato de guerra". A França participa há um ano na coalizão internacional contra o EI no Iraque e desde setembro ampliou as operações à Síria.