Mundo

Atentados em série matam ao menos 47 no Iraque

Maioria das vítimas eram peregrinos muçulmanos xiitas

Atentados em série matam ao menos 47 no Iraque
Atentados em série matam ao menos 47 no Iraque Foto : Sabah Arar / AFP / CP
Uma sequência de explosões na região central do Iraque, ao longo de um período de duas horas nesta quarta-feira, matou ao menos 47 pessoas e deixou pelo menos 100 feridos, disseram autoridades locais. A maioria das vítimas eram peregrinos muçulmanos xiitas, que participavam das comemorações do aniversário de morte do imã xiita Moussa al-Kadhim, bisneto do profeta Maomé.

Ataques com carros-bomba ocorreram em Bagdá e em cidades localizadas ao norte e ao sul da capital iraquiana. Segundo a polícia, além de explosivos foram detonados ao menos sete carros-bomba.

Na cidade de Hilla, dois carros-bomba explodiram e deixaram pelo menos 19 mortos e 40 feridos. Na cidade de Baqouba, capital da província de Diyala, foram nove explosões em acostamento de uma estrada, e um carro-bomba foi detonado.

Em Balad, ao Norte de Bagdá, outros dois carros-bomba explodiram e um outro foi detonado em Al-Azizyah, ao sul de Bagdá. A violência segue em elevação no Iraque, cenário de atentados dirigidos principalmente contra alvos xiitas e as forças de segurança. Esses ataques se intensificaram desde a saída das tropas americanas, em 18 de dezembro. As informações são da Dow Jones. 


Bookmark and Share