Algumas das armas utilizadas pelos irmãos Kouachi e por Amely Coulibaly, os autores dos ataques da semana passada em Paris, foram compradas na Bélgica. "O Kalashnikov e o lançador de foguetes foram comprados por Coulibaly nos arredores da estação (de trem) de Midi, em Bruxelas, por pelo menos 5 mil euros", escreveu o jornal La Derniere Heure, citando "fontes confiáveis".
O jornal acrescentou que "a metralhadora do tipo Scorpio em posse de Amedy Coulibaly na tomada de reféns também vem de Bruxelas". Um porta-voz do procurador federal belga encarregado dos casos do terrorismo não quis comentar as informações.
O jornal holandês De Standaard considerou, porém, que a compra de armas na Bélgica "não é nada mais do que uma hipótese". A tese baseia-se no fato de que, de acordo com o site francês Mediapart, Coulibaly, um dos irmãos Kouachi, e Djamel Beghal, figura do islamismo radical francês, tentaram adquirir armentos na Bélgica em 2010 para organizar a fuga da prisão do islamita Smain Ait Ali Belkacem.
Atiradores da Charlie Hebdo utilizaram armas compradas na Bélgica, diz jornal
Porta-voz do procurador federal belga não quis comentar as informações