Mundo

Atum vermelho de 222 quilos é vendido por US$ 1,8 milhão no Japão

Peixe será fatiado e consumido como sushi, por rede de restaurantes do país

Atum vermelho pesa 222 quilos
Atum vermelho pesa 222 quilos Foto : Yoshikazu Tsuno / AFP / CP
Um atum vermelho de 222 quilos foi vendido neste sábado em Tóquio por 1,8 milhão de dólares no primeiro leilão do ano do grande mercado de peixe de Tsukiji.

O proprietário de uma famosa rede de restaurantes de sushi adquiriu o exemplar, capturado na localidade de Oma, no Norte do Japão, triplicando o recorde do ano passado. Kiyoshi Kimura, proprietário da rede de restaurantes, também venceu o leilão no ano passado.

“Eu queria estar à altura das expectativas de meus clientes, que querem comer o melhor atum possível, como no ano passado”, declarou Kimura à agência de notícias Jiji. Ao preço que foi comprado, uma pequena fatia de sushi deve custar 339 dólares, mas a empresa disse que iria vendê-la a 400 ienes, cerca de 4,5 dólares.

O atum vermelho, uma espécie muito explorada, é o peixe mais caro no mercado de Tsukiji. Os japoneses consomem cerca de três quartos da pesca mundial desta espécie.

Bookmark and Share