Abdelhamid Abaaoud é suspeito de ser o mentor dos ataques da última sexta-feira, em Paris, de acordo com as autoridades francesas. Segundo jornal espanhol El Periódico, Abaaoud é belga, tem 28 anos, de origem marroquina e foi residente de Bruxelas. As autoridades tentaram prendê-lo em janeiro quando uma célula jihadista, supostamente instalada na cidade belga de Verviers, foi desmantelada. No entanto, ele escapou e deixou o país para lutar na Síria nas fileiras do Estado islâmico.
• Leia mais sobre os atentados em Paris
As autoridades perderam os rastros de Abaaoud na Grécia no início deste ano, após o desmantelamento da célula Verviers, que pretendia ameaçar a polícia. Desde então, o paradeiro dele é desconhecido, mas as autoridades belgas e francesas, de acordo com a rádio RTL, desconfiam que ele tenha financiado a matança de Paris. Ele teria supervisionado os ataques e mantido contato direto com os homens-bomba que se explodiram sexta-feira na capital francesa.
O jornal do Estado Islâmico, Dabiq, publicado poucos meses depois da fuga de Abaaoud, menciona Al-Baljiki Abu'Umar ('belga' Abu Omar). Esta seria uma suposta entrevista em que Abdelhamid Abaaoud também responde ao nome de guerra Abu Omar. Na reportagem, ele afirmou que planejava ataques na Bélgica. "Nós finalmente chegamos à Bélgica. Conseguimos obter armas e configurar um esconderijo enquanto planejamos operações", explicou o principal canal de comunicação do Estado Islâmico de uma operação que levou à morte de dois jovens recrutados.
Belga é suspeito de ser mentor dos atentados em Paris
Abdelhamid Abaaoud, de 28 anos, é conhecido no Estado Islâmico como Abu Omar