Bento XVI se despede dos fiéis em última audiência

Bento XVI se despede dos fiéis em última audiência

Milhares de católicos lotaram Praça de São Pedro para homenagear o Papa

AFP

Uma série de escandalos envolvendo a Igreja Católica nos últimos anos seria um dos motivos da renúncia

publicidade

O Papa Bento XVI iniciou nesta quarta-feira a sua despedida dos católicos na última audiência, que conta com a presença de milhares de fiéis e personalidades de todos os continentes para homenagear o primeiro pontífice que renuncia em sete séculos.

• Leia mais sobre notícias do Papa

"Eu jamais vou me sentir só", disse o Papa, acrescentando que agradece a Deus pelas pessoas que foram colocadas em seu caminho ao longo de sua jornada. "Dei esse passo com serenidade de espírito", afirmou sobre a renúncia.

Ao chegar na Praça, Bento XVI  foi conduzido em um veículo aberto nas laterais, cercado por guarda-costas. Em um ponto, ele parou o carro para beijar um bebê entregue a ele por seu secretário.

A Praça de São Pedro estava transbordando de peregrinos e curiosos, que se acotovelavam para encontrar o melhor lugar para acompanhar o evento desta quarta-feira nas telas de televisão gigantes colocadas no local. Mais de 100 mil pessoas, incluindo muitos cardeais, bispos e personalidades, aguardavam a última bênção, a de número 348 de do pontificado de Bento XVI, iniciado em abril de 2005.

Renúncia

O alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos, causou espanto ao anunciar a renúncia, em 11 de fevereiro, alegando falta de "forças para seguir adiante de uma igreja de 1,2 bilhão de fiéis, que enfrentou umas série de escândalos nos últimos anos.

O pontífice, que passará a ser chamado "Papa emérito", deixará nesta quinta-feira o Vaticano sem uma cerimônia especial em um helicóptero, que o levará à residência de veraneio de Castelgandolfo, a 25 quilômetros de Roma, onde viverá temporariamente antes de mudar-se para um mosteiro.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895