Berlusconi ameaça derrubar governo da Itália após condenação

Berlusconi ameaça derrubar governo da Itália após condenação

Magnata prometeu pedir novas eleições caso exigências não sejam cumpridas

AE

Berlusconi ameaça derrubar governo da Itália após condenação

publicidade

A condenação de Silvio Berlusconi abriu uma crise política na Itália. Nesta sexta-feira, o magnata ameaçou derrubar o governo, condicionando seu apoio à coalizão no poder a uma reforma judiciária. Se suas exigências não forem atendidas, ele promete pedir uma nova eleição, a segunda este ano.

Há dois dias, Berlusconi foi condenado por fraude, no primeiro processo em 20 anos a chegar à última instância. Ele, porém, é o líder incontestável de um dos dois partidos que formam o governo e obteve, em fevereiro, mais de 30% dos votos dos italianos. A prisão e a saída de Berlusconi da vida pública italiana significariam o fim da coalizão liderada por Enrico Letta, do Partido Democrático, de centro-esquerda.

Em uma aparição coreografada, Berlusconi convocou os senadores do partido do Povo da Liberdade. Quando entrou no salão do Palácio Grazioli, sua casa em Roma, foi recebido com uma ovação, transmitida a todo o país. O discurso foi de desafio ao governo. Se a Justiça não for reformada, afirmou Berlusconi, seu partido não terá outra opção senão a de pedir novas eleições. Ou seja, ou ele é resgatado ou derrubará o governo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895