Blinken se reúne com Abbas na Jordânia em tentativa de evitar conflito regional

Blinken se reúne com Abbas na Jordânia em tentativa de evitar conflito regional

Secretário de Estado dos EUA ainda deve visitar Catar, Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Egito

AE

publicidade

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, se reúne nesta sexta-feira, 13, com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, em Amã, na Jordânia. A autoridade dos Estados Unidos realiza um giro por países árabes, a fim de dissuadir outros Estados ou grupos militantes de entrar no conflito entre Israel e o Hamas.

Blinken deve visitar também Catar, Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Egito. Na quinta-feira, ele se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e comentou que Israel tem o direito de se defender, mas pediu que sejam tomadas precauções para evitar que civis sejam feridos.

Diplomatas veem o giro de Blinken como uma oportunidade para mapear a resposta pública das capitais árabes, caso Israel invada Gaza.

Um diplomata árabe advertiu que imagens de uma Gaza arrasada poderia impulsionar o terrorismo. Isso também geraria o risco de dar mais legitimidade ao Hamas e fortalecer o Hezbollah e rebeldes houthis no Iêmen, disse o diplomata.

"É nossa determinação, e também de Israel, que não exista uma segunda ou uma terceira frente" de conflito, afirmou Blinken a repórteres na quinta-feira em Tel-Aviv.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895