Mundo

Boeing faz primeiro voo do gigante 747-8

Aeronave poderá transportar mais de 500 passageiros em voos intercontinentais

Com capacidade superior a 500 passageiros, gigante 747-8 faz primeiro voo nos EUA
Com capacidade superior a 500 passageiros, gigante 747-8 faz primeiro voo nos EUA Foto : AFP / CP
O novo grande avião de passageiros da americana Boeing, o 747-8 Intercontinental, realizou seu primeiro voo de teste neste domingo, em Seattle, Noroeste dos Estados Unidos. A aeronave é uma uma versão ainda maior do mítico 747 de dois andares, embora seja menor do que o A380 da Airbus, e visa ao mercado de voos de longa distância, mas permite configurações para 400 passageiros, 500 ou até mais.

O avião mais longo do mundo, de 76,4 metros, decolou às 16h58min pelo horário local (13h58min Brasília) em céu aberto, do aeroporto Paine Field de Everett, durante uma cerimônia com milhares de funcionários da Boeing e convidados, transmitida "ao vivo" pela Internet. Com quase dois anos de atraso, o Boeing 747-8 promete ser mais econômico que o A380, para 555 passageiros.

O primeiro a 747-8 Intercontinental será entregue a um cliente não identificado, no último trimestre de 2011. A Lufthansa, que encomendou 20 unidades, receberá seus aparelhos no início de 2012, com dois anos de atraso sobre o prazo previsto. No total, já foram encomendados 114 aviões 747-8, mas apenas 38 são destinados ao transporte de passageiros.

Bookmark and Share