O ministro do Interior da Bolívia, Carlos Romero, disse que 35 mil policiais foram encarregados de supervisionar o cumprimento da medida. Pelos dados do censo de 2011, a Bolívia tem aproximadamente 8,3 milhões de habitantes. A estimativa, a partir da nova pesquisa demográfica, é que a população do país ultrapasse 10 milhões de pessoas.
Em entrevista coletiva, o presidente Evo Morales disse ontem que o censo ocorreu “com sucesso em todo o país”. Segundo ele, até esta sexta-feira a pesquisa abrangerá todas as localidades, inclusive a área rural. Os pesquisadores visitaram as casas dos bolivianos. De acordo com o presidente, foram pequenos os problemas registrados.
Morales acrescentou que os recenseadores não relataram dificuldades, embora em pequenas cidades rurais foram registradas disputas de limites entre comunidades, que dificultaram a coleta de dados. Os casos mais relevantes foram registrados nas cidades de Tablas Monte (Cochabamba) e Sachiri (Potosí).
O presidente agradeceu a colaboração da população. "Diga ao povo da Bolívia que ele está de parabéns. Como eu disse ontem (anteontem 20): 'O censo não é para Evo, é para as pessoas'", ressaltou Morales.