"Que Deus nos ajude e saibamos engrandecer este grande dia", afirmou Cartes, em um ato público no Palácio presidencial Quemado, junto com seu colega boliviano. Morales elogiou o nível do diálogo em La Paz. "A partir desse momento, há confiança entre o presidente da Bolívia e o presidente do Paraguai, muito obrigado", replicou Morales.
Os dois países também fecharam acordos de integração energética e mecanismos para realizar operações conjuntas contra o tráfico de drogas e o contrabando. Para isso, decidiu-se criar um Comitê de Fronteiras. Um diplomata paraguaio afirmou que nas próximas semanas cada país reporá seus embaixadores e nomear novos diplomatas.
Em junho de 2010, a Bolívia retirou seu representante em Assunção por discordar da destituição, por parte do Congresso paraguaio, de seu aliado político Lugo. Em resposta, o Paraguai adotou a reciprocidade. A visita de Cartes é a primeira feita à Bolívia desde que assumiu o cargo, em agosto passado.