Mundo

Bombardeios em Aleppo, norte da Síria, matam 16 civis

Forças do governo e rebeldes retomaram ataques aéreos na quinta-feira

Bombardeios da aviação síria foram registrados neste domingo
Bombardeios da aviação síria foram registrados neste domingo Foto : Baraa Al-Halabi / AFP / CP
Ao menos 16 civis morreram em bombardeios da aviação síria neste domingo em bairros rebeldes de Aleppo, norte do país. Nove pessoas morreram no bairro de Qaterji e duas em Mayssar, de acordo com a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Cinco pessoas morreram em outros bairros e nos subúrbios da cidade, informou a ONG. Em Qaterji, onde a aviação lançou um barril de explosivos - uma arma de destruição denunciada pelas ONGs internacionais -, uma rua ficou destruída, o que provocou cenas de desespero entre os moradores.

"Aqui há apenas civis, não há rebeldes", gritava um homem enfurecido. Na quinta-feira, após um mês de calma, forças do governo e rebeldes retomaram os bombardeios, provocando dezenas de vítimas dos dois lados. No sábado, a artilharia rebelde matou 24 pessoas nos bairros de Aleppo controlados pelo governo.