Boris Johnson elogia fim da paralisia política na Irlanda do Norte

Boris Johnson elogia fim da paralisia política na Irlanda do Norte

País se dotou de instituições políticas no último sábado

AFP

Johnson comentou sobre o fim da paralisia política na Irlanda do Norte

publicidade

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, viaja para a Irlanda do Norte nesta segunda-feira (13), ao fim de três anos de paralisia política e em meio à instauração de um novo governo - um "momento histórico". "Este é um momento histórico para o povo da Irlanda do Norte", afirmou Johnson, em um comunicado. "Depois de três anos, (a Assembleia de) Stormont trabalha novamente com um Executivo que agora pode avançar para melhorar a vida das pessoas e trabalhar para todas as comunidades da Irlanda do Norte", disse.

A Irlanda do Norte se dotou de instituições políticas no último sábado. Isso foi um dia depois de um acordo entre unionistas e republicanos para restabelecer a governança compartilhada desta província britânica, paralisada desde a queda do governo por um escândalo político-financeiro em 2017. 

Durante a visita, Boris Johnson se reunirá com a nova premiê unionista Arlene Foster (DUP) e com a vice-primeira-ministra republicana Michelle O'Neill (Sinn Fein), nomeadas no sábado durante a retomada das sessões na Assembleia. "Estou ansioso para me reunir com o novo Executivo e conhecer seus projetos para o futuro, como os de levar adiante as reformas necessárias dos serviços públicos e resolver a atual greve no setor de saúde", afirmou Boris Johnson. 

O DUP e o Sinn Fein devem compartilhar o governo, em virtude do Acordo de Paz da Sexta-Feira Santa de 1998, que pôs fim aos "distúrbios" entre republicanos (principalmente católicos) e unionistas (sobretudo protestantes) que deixaram quase 3,5 mil mortos em 30 anos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895