Em nota oficial, o ministério das Relações Exteriores informou que o governo do Brasil celebrou a aprovação de uma resolução internacional que conclama os países a combater o grupo Estado Islâmico (EI). Assinada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, a resolução busca acabar com o controle do grupo sobre os territórios da Síria e do Iraque, evitar atos terroristas e eliminar as fontes de financiamento dos terroristas.
De acordo com o Itamaraty, o governo brasileiro demonstrou “satisfação” pela “aprovação unânime” da resolução. Segundo o texto aprovado, todas as nações que compõem a Organização das Nações Unidas devem tomar “todas as medidas necessárias, em conformidade com o Direito Internacional, para combater o autodenominado Estado Islâmico, que constitui ameaça sem precedentes à paz e à segurança internacional”.
O documento também “condena nos termos mais fortes as violações sistemáticas” de direitos humanos praticadas pelo Estado Islâmico e defende que os responsáveis prestem conta dos atos que cometeram.
Brasil celebra resolução da ONU contra o Estado Islâmico
Itamaraty demonstrou "satisfação" do governo por medidas para combater o grupo extremista