Mundo

Brasil convoca embaixador em Tel Aviv para consultas

Itamaraty classificou ofensiva de Israel em Gaza como desproporcional

Itamaraty classificou ofensiva de Israel em Gaza como desproporcional
Itamaraty classificou ofensiva de Israel em Gaza como desproporcional Foto : Mohammed Abed / AFP / CP
O governo brasileiro convocou o embaixador do país em Tel Aviv, Henrique Sardinha Pinto, para consultas a respeito da ofensiva de Israel na Faixa de Gaza. Em nota publicada na noite desta quarta-feira, o Ministério das Relações Exteriores considerou “inaceitável” a violência na Faixa de Gaza – onde mais de 600 pessoas morreram em duas semanas de confronto.

Com tom mais forte em relação à primeira manifestação sobre o assunto, ocorrida há uma semana, o Itamaraty reiterou que o governo brasileiro faz um chamado ao cessar-fogo na região e citou que considerável parte das vítimas fatais é composta por civis, incluindo mulheres e crianças.

Em ataque na manhã desta quinta-feira (pelo horário local), seis palestinos da mesma família, incluindo duas crianças, morreram. Outros 12 palestinos haviam perdido a vida desde a madrugada de quinta devido a bombardeios de Israel.

Nota 168 - Conflito entre Israel e Palestina

O Governo brasileiro considera inaceitável a escalada da violência entre Israel e Palestina. Condenamos energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças.

O Governo brasileiro reitera seu chamado a um imediato cessar-fogo entre as partes.

Diante da gravidade da situação, o Governo brasileiro votou favoravelmente a resolução do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre o tema, adotada no dia de hoje.

Além disso, o Embaixador do Brasil em Tel Aviv foi chamado a Brasília para consultas.







Bookmark and Share