Mundo

Brasil espera transição democrática no Egito, diz Itamaraty

Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota sobre saída de Hosni Mubarak do poder

O Brasil espera que a transição de poder no Egito seja feita levando em conta as liberdades políticas e civis e também os direitos humanos da população, segundo nota divulgada na tarde desta sexta-feira pelo Ministério das Relações Exteriores. Ainda de acordo com o comunicado, o Brasil espera que a mudança de poder no país africano ocorra em um ambiente de paz e tranquilidade. A saída de Hosni Mubarak foi anunciada por volta das 14h (horário de Brasília) pelo então vice-presidente, Omar Suleiman.

A nota diz que o Brasil acompanha com grande interesse a evolução da situação política no Egito. Além de parceiro do País, acrescenta o Itamaraty, o Egito tem papel importante para a estabilidade do Oriente Médio. O comunicado informa ainda que o Brasil reafirma a confiança de que as lideranças políticas saberão o que “fazer face a este momento de novas oportunidades e desafios, em ambiente de entendimento e de diálogo democrático”.

Segundo a nota, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, está fazendo consulta com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e com os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para avaliar o impacto da crise do Egito sobre a estabilidade no Oriente Médio.

O ministro está em Nova Iorque para presidir sessão do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a Interdependência entre Segurança e Desenvolvimento. O ex-presidente egípcio Hosni Mubvarak e o vice-presidente, Omar Suleiman renunciaram hoje, depois de 18 dias de protesto contra o governo.

Bookmark and Share