De acordo com o jornal Sydney Morning Herald, o rapaz estava com as mãos vazias, pela Pitt Street por volta das 5h30min. Como ele não parou com a ordem dos agentes, recebeu um disparo do Taser. Quando caiu, os policiais se jogaram sobre o jovem e teriam disparado mais três vezes. Enquanto se debatia, ele gritou por ajuda, segundo testemunhas, antes de ficar inconsciente.
Segundo a polícia do Estado de New South Wales, a família do jovem já havia sido contatada no Brasil, mas ele ainda não foi identificado oficialmente. O corpo do rapaz deve passar por autópsia e exames toxicológicos para saber se ele havia consumido drogas ou álcool. Segundo o jornal, a investigação também tenta saber se a vítima estava envolvida em um furto de pacote de bolachas em um posto de conveniência momentos antes.
O Ministério de Relações Exteriores informou que acompanha as investigações do caso e o Consulado do Brasil está em contato com as autoridades locais. Quando ocorrer a identificação oficial, o governo brasileiro vai questionar as circunstâncias do acontecido, segundo o Itamaraty.