Buscas se intensificam perto do limite previsto de oxigênio de submarino

Buscas se intensificam perto do limite previsto de oxigênio de submarino

Embarcação argentina, San Juan teria oxigênio para sete dias

AFP

Embarcação argentina, San Juan teria oxigênio para sete dias

publicidade

A angustiante busca pelo submarino argentino perdido no Atlântico com 44 tripulantes a bordo há seis dias se intensificou nesta terça-feira, com forte colaboração internacional, graças a uma melhora das condições climáticas. "A preocupação vai crescendo. Vamos entrando em um período crítico. É o sexto dia de sete se há um cenário nas piores condições: com imersão e impossibilidade de se chegar à superfície para fazer 'snorkel' (entrada de ar) e renovar o oxigênio", declarou o porta-voz da Marinha de guerra argentina, Enrique Balbi.

Sem acesso à superfície, o "ARA San Juan" tem capacidade de oxigênio para sua tripulação por sete dias e sete noites. "Não há rastros" do submarino, um dos três que a Argentina possui. Balbi confirmou que o presidente argentino, Mauricio Macri, esteve nesta terça-feira na sede da Armada e se reuniu com comandantes. "Pediu que usemos todos os meios disponíveis" para encontrar o "ARA San Juan", disse o porta-voz.

Um bote inflável à deriva avistado na madrugada desta terça por um avião em meio a uma forte tempestade estava vazio e não pertence ao submarino, que zarpou há nove dias de Ushuaia, no extremo sul da Argentina, e era esperado no domingo passado no Mar del Plata, 400 quilômetros ao sul da capital, seu porto habitual.

Também foram avistados no horizonte dois artefatos pirotécnicos brancos sem localizar sua origem, mas presume-se que não sejam do "ARA San Juan", que tem sinalizadores vermelhos para emergências e verdes para treinamento.

Cerca de 4 mil efetivos de vários países - Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Brasil, Chile, Peru, Colômbia e Uruguai - participam da operação de busca e resgate em água argentinas, disseram as autoridades.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895