Caitlyn Jenner, ícone trans, anuncia candidatura ao governo da Califórnia

Caitlyn Jenner, ícone trans, anuncia candidatura ao governo da Califórnia

"Estou dentro!", disse a ex-decatleta de 71 anos em um comunicado

AFP

Jenner é a figura de maior destaque fora da esfera política que concorre a um governo estadual nos EUA

publicidade

Caitlyn Jenner, ex-estrela olímpica e membro do clã Kardashian, anunciou nesta sexta-feira que apresentou os documentos para concorrer ao governo da Califórnia, em uma tentativa de se tornar a primeira pessoa transgênero nesse cargo nos Estados Unidos.

"Estou dentro!", disse a ex-decatleta de 71 anos em um comunicado, e acrescentou que fará depois o lançamento formal de sua campanha, presumivelmente como republicana. "Sou uma vencedora comprovada e a única outsider que pode colocar fim à desastrosa era de Gavin Newsom como governador", afirmou.

Jenner é a figura de maior destaque fora da esfera política que concorre a um governo estadual desde que a lenda de Hollywood Arnold Schwarzenegger conquistou uma surpreendente vitória republicana na Califórnia em 2003. Ele foi governador por mais de sete anos.

Embora os especialistas considerem improvável que a candidatura de Jenner se concretize, ela chega em um momento em que Newsom, um democrata de São Francisco de 53 anos, enfrenta fortes críticas por sua forma de lidar com a pandemia de coronavírus, especialmente pelo confinamento que afetou muito as empresas e famílias do estado.

A Califórnia deve realizar este ano a segunda eleição revogatória de sua história, já que uma iniciativa contra Newsom parece estar no caminho certo para garantir o número necessário de assinaturas para pedir uma nova votação.

Jenner alcançou a fama nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, ao ganhar uma medalha de ouro antes de sua transição de gênero em 2015. Ela era casada com Kris Jenner, a matriarca da família Kardashian, cujo reality show "Keeping Up With the Kardashians" faz sucesso há duas décadas na televisão. Sua transição de gênero foi documentada pelas câmeras do programa e ajudou a apresentá-la a uma nova geração de fãs.

"Economicamente conservadora, socialmente progressista" 

Jenner, que se descreveu em entrevistas como "economicamente conservadora, socialmente progressista", não se referiu ao Partido Republicano ao anunciar sua candidatura. Inicialmente apoiadora do ex-presidente republicano Donald Trump, em 2018 ela escreveu um artigo de opinião no The Washington Post no qual o acusava de usar a comunidade trans como "peões políticos". "Não apoio Trump", escreveu.

No entanto, vários veículos norte-americanos alegaram que Jenner se reuniu com estrategistas republicanos veteranos antes de apresentar sua candidatura. Renomados políticos republicanos, incluindo o ex-prefeito de San Diego Kevin Faulconer, anunciaram que concorrerão ao governo, em uma arena eleitoral que provavelmente será bastante concorrida.

O Partido Democrata, por sua vez, tem apoiado amplamente Newsom, e não há indícios de qualquer ação contra seu governo dentro de suas fileiras.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895