Mundo

Calma prevalece em parque ocupado por sem-teto na Argentina

Polícia afirmou que permanecerá o tempo que for necessário no local

Calma prevalece em parque ocupado por sem-teto na Argentina
Calma prevalece em parque ocupado por sem-teto na Argentina Foto : Daniel Garcia / AFP / CP
Centenas de famílias seguiam ocupando pelo sexto dia, neste domingo, pelo sexto dia, o Parque Indoamericano, em Buenos Aires. Com a chegada de policiais ao local depois de incidentes violentos que deixaram ao menos três mortos e dezenas de feridos, a situação se acalmou na área de 230 hectares localizada em Villa Soldati e próxima a uma favela de 25.000 habitantes, em sua maioria bolivianos e paraguaios.

A polícia afirmou que permanecerá o tempo que for necessário e explicou que a ordem é garantir a segurança do perímetro do local e preservar a integridade das pessoas. Neste domingo, os representantes dos ocupantes estão controlando a entrada e a saída do parque como o primeiro passo para a realização de um censo que começará nas próximas horas e permitirá estabelecer a identidade e a necessidade dos desabrigados.

Desde terça-feira, quando começou a ocupação, o parque parece um campo de refugiados, com centenas de pessoas, muitas delas mulheres, crianças e bebês, abrigados sob pequenas barras ou toldos. A Justiça ordenou a instalação de banheiros químicos e a disponibilização de água potável no local.

A operação de pacificação começou depois de uma reunião convocada pela presidente Cristina Kirchner, iniciada sexta-feira e que prosseguiu no sábado, e na qual participaram representantes dos governos nacionais e municipais, líderes dos sem-teto e dirigentes de organizações sociais. Entre terça e sexta-feira, morreram dois bolivianos e um paraguaio e diversas pessoas ficaram feridas, algumas por tiros.


Bookmark and Share