Caneta feita com projétil selará acordo de paz com as Farc

Caneta feita com projétil selará acordo de paz com as Farc

País põe fim ao conflito que dura 52 anos

Agência Brasil

Caneta feita com projétil selará acordo de paz com as Farc

publicidade

Além de por fim ao conflito que dura 52 anos na Colômbia, a assinatura do acordo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nesta segunda-feira será realizada com um "balígrafo". A informação é da Agência Ansa.



"Nós criamos o que chamamos de 'balígrafo', que é uma bala [de armas] convertida em uma caneta para dizer que essa é a transição das balas para a educação, o futuro. E quero dar um 'balígrafo' de presente para cada um e com esse 'balígrafo' vamos firmar o acordo de paz", explicou o presidente do país, Juan Manuel Santos, em entrevista divulgada por seu gabinete.

As "canetas" foram fabricadas com cartuchos de projéteis .50, usadas em metralhadoras e fuzis, submetidas a processo de limpeza e convertidas em peças que levam a frase "As balas escreveram nosso passado. A educação, nosso futuro".

Juan Manuel Santos chegou a usar uma dessas canetas em junho do ano passado, durante a assinatura do documento que pôs fim aos atos militares entre Bogotá e as Farc. Além dessas peças, outros itens foram convertidos em objetos de decoração para o local da assinatura do acordo. Guitarras com restos de armas, criadas pelo músico Cesar Lopes, também serão utilizadas hoje

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895