Mundo

Casa Branca restringe acesso de jornalistas a gabinete de imprensa

Segundo o memorando, os veículos de comunicação ainda terão acesso à área junto à famosa sala de imprensa da Casa Branca, onde ficam os postos dos jornalistas menos experientes

Medida foi anunciada em um contexto de restrições mais amplas impostas aos jornalistas pelo governo Trump
Medida foi anunciada em um contexto de restrições mais amplas impostas aos jornalistas pelo governo Trump Foto : ALLISON ROBBERT / AFP / CP

O governo dos Estados Unidos proibiu nesta sexta-feira (31) o acesso de jornalistas a parte do gabinete de imprensa da Casa Branca sem agendamento, com o objetivo de proteger 'informações sensíveis'.

Os jornalistas credenciados não podem mais acessar a seção onde fica o escritório da secretária de Imprensa, Karoline Leavitt, 'sem autorização prévia mediante agendamento', informou o Conselho de Segurança Nacional, em memorando dirigido à porta-voz e ao diretor de comunicações da Casa Branca, Steven Cheung.

Veja Também

Até agora, os jornalistas podiam acessar livremente o local, de onde se aproximavam com frequência para tentar falar com Leavitt ou outros funcionários para obter informações ou confirmar notícias.

Segundo o memorando, os veículos de comunicação ainda terão acesso à área junto à famosa sala de imprensa da Casa Branca, onde ficam os postos dos jornalistas menos experientes.

A medida foi anunciada em um contexto de restrições mais amplas impostas aos jornalistas pelo governo Trump, incluindo novas regras no Pentágono que veículos importantes, como a AFP, negaram-se a assinar no começo do mês.