Mundo

Casal cigano é acusado por sequestro de menina na Grécia

Garota de 4 anos foi encontrada na última quarta-feira em um acampamento

A Justiça da Grécia acusou nesta segunda-feira de sequestro um casal de ciganos que se faziam passar pelos pais de uma menina loira encontrada durante uma operação em um acampamento perto de Larissa, no centro do país. O Judiciário decretou a prisão preventiva de ambos, indicou o advogado do casal.

A decisão foi tomada após uma onda de indignação provocada pela descoberta feita pela polícia desta misteriosa menina loira de olhos verdes que vive com o casal acusado. Depois de realizar exames de DNA, ficou provado que eles não tinham parentesco com a garota.

A associação "The smile of the child", que acolhe a menina, chegou a receber milhares de ligações, em particular do exterior, de pais ou familiares de crianças desaparecidas. "Na noite de domingo recebemos mais de 8 mil ligações e milhares de e-mails", declarou Panagiotis Pardalis, um dos funcionários da associação que assumiu temporariamente a custódia da garota.

O site do "The smile of the child" foi acessado mais de 200 mil vezes e sua página do Facebook recebeu meio milhão de visitas, detalhou Pardalis. "As chamadas provêm de famílias (que sofreram o desaparecimento de uma criança) ou de outras pessoas. Transferimos estas ligações à polícia", acrescentou o funcionário.

A menina loura, de cerca de quatro anos e que responde ao nome de Maria, foi encontrada na última quarta-feira durante uma inspeção de rotina em um acampamento de ciganos da cidade de Farsala (centro). A menina estava na casa pré-fabricada de um casal, uma mulher de 40 anos e um homem de 39. Eles se apresentaram como seus pais, mas os exames de DNA demonstraram rapidamente que não tinham nenhum parentesco com ela.

A polícia suspeita que o casal de ciganos sequestrou a menina após seu nascimento, mas os acusados afirmam que sua mãe biológica confiou a menina a eles porque não podia tomar conta dela. "Trata-se de uma mulher que não podia criar a menina e que por intermédio de um terceiro a confiou ao casal em 2009, pouco depois de seu nascimento", afirmou no fim de semana uma das advogadas do casal, Marietta Palavra.

As autoridades gregas estão buscando a mulher, de nacionalidade estrangeira, segundo os advogados do casal, para confirmar a versão do casal de ciganos. Segundo o jornal grego To Ethnos, foi o aspecto físico da menina o que chamou a atenção da polícia.

Bookmark and Share