Catar anuncia que trégua em Gaza e libertação de reféns começarão na sexta-feira

Catar anuncia que trégua em Gaza e libertação de reféns começarão na sexta-feira

Primeiro grupo de civis será entregue durante a tarde

AFP

publicidade

A trégua nos combates entre Israel e o Hamas em Gaza entrará em vigor na manhã desta sexta-feira (23), horário local, e os primeiros reféns detidos pelo movimento islamista palestino serão libertados à tarde, anunciou nesta quinta-feira (23) um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar.

"A pausa começará às 7h de sexta-feira (...) e o primeiro grupo de reféns civis será entregue aproximadamente às 16h do mesmo dia", informou Majed al Ansari, especificando que treze mulheres e crianças serão libertadas.

O acordo entre Israel e Hamas inclui a troca de 50 reféns sequestrados por 150 presos palestinos. A comunidade internacional recebeu a notícia do acordo com otimismo, por considerá-lo um primeiro passo para um cessar-fogo duradouro.

Bombardeios em Khan Yunes

O acordo foi anunciado após quase sete semanas de uma guerra desencadeada por um ataque, em 7 de outubro, do Hamas em território israelense que deixou 1,2 mil mortos, a maioria civis.

Além disso, 240 pessoas foram sequestradas no dia do ataque do movimento islamista palestino e levadas para a Faixa de Gaza. Em resposta, Israel iniciou uma ofensiva contra Gaza que, segundo o Hamas, deixou mais de 14 mil mortos no território palestino, incluindo mais de 5,8 mil crianças.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895