Mundo

Central nuclear argentina está em estado de alerta

Fissuras nas estruturas da usina preocupam ambientalistas do país vizinho

Fissuras nas estruturas da usina preocupam ambientalistas do país vizinho
Fissuras nas estruturas da usina preocupam ambientalistas do país vizinho Foto : Flickr / Divulgação / CP
A central nuclear Atucha 1, na Argentina, está em estado de alerta. Segundo o jornal Clarín, ambientalistas afirmam que o local enfrenta situação de risco porque existem fissuras nas estruturas. A Atucha integra um grupo de 19 usinas que operam no país vizinho. Conforme o Clarín, a central passará por uma inspeção que irá verificar a  ocorrência de falhas nos componentes.

A Agência de Energia Nuclear da Organização de Cooperação Econômica e de Desenvolvimento confirmou que a Atucha 1 é um dos reatores em atividade que contam com recipientes de pressão desenvolvidas pela empresa belga RDM (Rotterdamsche Droogdok Maatschappij). A companhia, que não está mais no mercado, é a mesma que projetou o material para a central atômica Doel-3, na Bélgica. A usina foi fechada há dois meses depois de registrar fissuras nas estruturas, o que sugere um problema de fabricação. 

Ambientalistas do Greenpeace e da Fundação Ambiental e de Recursos Naturais denunciaram que as falhas no produto belga representam um grave risco para a central da Argentina. Eles pedem que o governo argentino tome providências e esclareça a situação.

Bookmark and Share