Cessar-fogo na Síria é prioridade máxima, diz Kerry

Cessar-fogo na Síria é prioridade máxima, diz Kerry

Secretário de Estado seguirá para Suíça, onde tratará do assunto em reunião de emergência

AFP

publicidade

O secretário de Estado americano, John Kerry, pede o retorno a um cessar-fogo nacional na Síria, considerado por ele uma prioridade máxima, segundo informou seu porta-voz neste sábado. Kerry deu essas declarações antes de seguir para a Suíça, onde participará de reuniões de urgência relacionadas com o conflito na Síria, afirmou o Departamento de Estado em um comunicado.

"O secretário deixou claro que pôr fim à violência em Aleppo e voltar a um cessar-fogo durável e nacional é prioridade máxima", disse o porta-voz John Kirby, ao relatar as conversas por telefone sexta e sábado entre Kerry, o enviado da ONU à Síria, Staffan de Mistura, e o coordenador geral do principal movimento de oposição nesse país, o Comitê de Altas Negociações.

No domingo e na segunda-feira, Kerry terá reuniões com De Mistura e com seus colegas saudita, Adel al-Jubeir, e jordaniano, Nasser Judeh. Nelas, "fortalecerá os esforços atuais para apoiar o cessar das hostilidades em todo o território sírio para que os organismos humanitários tenham um acesso completo condizente com o compromisso do governo sírio", completou Kirby.

Nesse momento, o cessar-fogo promovido por Estados Unidos e Rússia se encontra gravemente ameaçado pelos ataques aéreos das forças do governo sírio contra Aleppo. Uma nova rodada de discussões sobre a paz na Síria promovida pela ONU deve começar em 10 de maio em Genebra.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895