Mundo

Chávez diz que ficará no poder até 2030 na Venezuela

Presidente afirmou que está se recuperando do câncer diagnosticado há três meses

Chávez diz que ficará no poder até 2030 na Venezuela
Chávez diz que ficará no poder até 2030 na Venezuela Foto : Leo Ramirez / AFP / CP
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, reafirmou neste sábado que está se recuperando do câncer diagnosticado há mais de três meses e disse estar "certo" de que será reeleito nas eleições do próximo ano e nas demais, para continuar no poder até 2030. "No ano que vem, tenho certeza que vocês vão me reeleger presidente por mais seis anos. E em 2019, quando eu dizia que iria embora, não vou. 2019-2024, 2024-2030, vamos com a ajuda de Deus e da Virgem Maria", declarou o presidente. Uma emenda constitucional de 2009 permite a reeleição indefinida.

"Continuo minha escalada, minha recuperação e eu apenas quero viver, como vou viver com a ajuda de Deus, para servir vocês. É para isso que eu quero viver, para servir ao povo", completou, em um ato com partidários de seu governo no palácio presidencial de Miraflores.

Chávez, 57 anos e no poder desde 1999, foi operado de um tumor cancerígeno em 20 de junho em Havana, onde nos meses seguintes recebeu três ciclos de quimioterapia. No hospital militar de Caracas, submeteu-se a outro ciclo.

O presidente afirma recorrentemente que está se recuperando do câncer e que já está cansado do "posto de retaguarda" ao qual foi confinado para que recebesse tratamento contra a doença. Neste sábado, reiterou que até o fim deste ano voltará paulatinamente a sua rotina.


Bookmark and Share