O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, destacou neste sábado o "esforço e a coragem" do líder iraniano, Mahmud Ahmadinejad, por ter chegado a um acordo com Brasil e Turquia para a solução do problema envolvendo o programa nuclear do Irã. E pediu a ONU que "reflita" a este respeito.
"Os Estados Unidos se dedicaram a torpedear o acordo e a ignorá-lo, e, tristemente, vimos como o Conselho de Segurança da ONU também o fez", afirmou. Brasil e Turquia promoveram em maio passado com o Irã a troca em território turco de 1,2 mil quilos de urânio enriquecido a 3,5% por 120 quilos de combustível nuclear enriquecido a 20%, para alimentar o reator de pesquisas médicas de Teerã.
As grandes potências, lideradas pelos Estados Unidos, suspeitam que o programa iraniano é uma fachada para se obter a bomba atômica, e em junho adotaram novas sanções contra Teerã.
Chávez elogia coragem de Ahmadinejad e pede reflexão à ONU
Presidente da Venezuela defendeu posição do Irã sobre programa nuclear