Chefe militar dos EUA visitará Uruguai para discutir “associação em defesa”

Chefe militar dos EUA visitará Uruguai para discutir “associação em defesa”

General do Exército Laura Richardson estará no Uruguai de segunda à quinta-feira

AFP

É a primeira visita ao Uruguai de Richardson, a primeira mulher a liderar o Comando Sul dos Estados Unidos

publicidade

A chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, encarregada das operações militares americanas na América do Sul, América Central e Caribe, visitará o Uruguai na próxima semana "para discutir a associação bilateral em defesa", informou nesta sexta-feira(2) a embaixada dos EUA em Montevidéu.

A general do Exército Laura Richardson estará no Uruguai de segunda-feira, 5, à quinta-feira, 8, quando se reunirá com autoridades do governo do presidente Luis Lacalle Pou e membros das Forças Armadas, segundo um comunicado.

"Estas reuniões darão à general Richardson a oportunidade de ouvir as perspectivas dos líderes de ambos os países, discutir objetivos e desafios comuns, e fortalecer ainda mais os laços militares bilaterais", afirma o texto.

É a primeira visita ao Uruguai de Richardson, a primeira mulher a liderar o Comando Sul dos Estados Unidos e a terceira à frente de um dos onze comandos de combate unificados do Exército americano.

A associação de defesa entre Estados Unidos e Uruguai inclui, entre outras áreas, a preparação para desastres, a segurança marítima, a cibersegurança, o desenvolvimento de capacidades de defesa, a formação profissional e a integração de mulheres em missões de paz, defesa e segurança.

Em janeiro, Richardson, de 60 anos e encarregada do Comando Sul desde 2021, visitou o Equador, país em pleno combate ao tráfico de drogas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895