“O governo decidiu decretar luto nacional durante segunda e terça-feira da semana que vem como uma maneira de expressar solidariedade com os familiares das vítimas e também a dor que surgiu em todo o nosso país”, disse o presidente, através deuma mensagem neste domingo.
Piñera acrescentou que “estão trabalhando com a melhor tecnologia” para encontrar os corpos das vítimas, porém ressalvou: “Não podemos garantir que esta busca seja 100% bem-sucedida”, pelas dificuldades do local onde o avião caiu e pela violência do impacto.
“Sabemos que o impacto foi muito violento e que a fuselagem do avião ficou espalhada em uma grande região”, explicou ele, citando que o fato faz as equipes realizarem buscas também em terra. Apesar disso, prometeu: “Vamos fazer todo o esforço humanamente possível para achar as vítimas”.
Piñera também aproveitou para respaldar a Força Aérea do Chile, alvo de críticas após o acidente. “Ainda não sabemos quais as causas do acidente, então não vamos fazer especulações.”