China abre em 22 de maio sessão anual do Parlamento

China abre em 22 de maio sessão anual do Parlamento

Reunião estava prevista para ocorrer no início de março, mas foi adiada por conta da pandemia

AFP

Sessões costumam reunir 3 mil parlamentares

publicidade

A sessão anual do Parlamento chinês, o grande encontro dos líderes do regime comunista, será inaugurada no dia 22 de maio, com dois meses e meio de atraso devido à epidemia de coronavírus, informou nesta quarta-feira a agência Nova China (Xinhua).

A ocasião, que costuma reunir cerca de 3 mil deputados no Palácio do Povo em Pequim, será a ocasião para o presidente Xi Jinping proclamar a vitória do país sobre a epidemia do novo coronavírus. A sessão de 2020 estava prevista para o início de março, mas foi adiada devido à pandemia, cujo epicentro foi a cidade chinesa de Wuhan.

A Covid-19 surgiu no final de 2019 em Wuhan, na província central de Hubei, e infectou quase 83 mil pessoas na China, matando 4.633, antes de se alastrar por todo o mundo.

Após atingir seu pico em fevereiro, o número de novas infecções caiu consideravelmente, e nesta quarta-feira foram comunicados apenas 22 novos casos, sendo 21 procedentes do exterior. Não há registro de mortes por covid-19 na China desde o dia 15 de abril.

A agência de notícias não informa a duração da sessão parlamentar, que geralmente leva dez dias, ou se os delegados participarão fisicamente ou por videoconferência. Devido à ameaça dos casos importados e assintomáticos da doença, Pequim segue impondo quarentena de 14 dias a qualquer um que chegue à cidade, inclusive residentes de outras regiões do país.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895