Cidade ucraniana de Vugledar é cenário de batalha violenta

Cidade ucraniana de Vugledar é cenário de batalha violenta

Cidade de mineração antes da guerra tinha 15 mil habitantes

AFP

publicidade

Uma batalha intensa está em curso em Vugledar, cidade do leste da Ucrânia que as tropas russas tentam conquistar, anunciaram os dois lados nesta sexta-feira (27). O comandante da ocupação russa da região ucraniana de Donetsk (leste), Denis Pushilin, afirmou que esperava boas notícias" de Vugledar, uma cidade de mineração que antes da guerra tinha 15.000 habitantes.

A conquista de Vugledar "mudaria o equilíbrio de forças na frente de batalha", abrindo caminho para uma ofensiva em direção às cidades de Pokrovsk e Kurakhove, mais ao norte, destacou Pushilin em declarações à agência de notícias Ria Novosti.

Um de seus conselheiros declarou à agência Tass que estavam em curso combates "brutais" e que as forças russas "estabeleceram presença no sudeste e leste da cidade". O porta-voz do exército ucraniano, Serguei Cherevaty, confirmou "combates violentos", mas afirmou que as tropas de Kiev impediram o avanço das forças russas.

"O inimigo está buscando uma vitória nesta região, mas não consegue graças aos esforços das forças de defesa da Ucrânia", disse.

A Ucrânia afirmou esta semana que o exército russo, superior em número oficiais e de equipamentos, intensificou os ataques no leste, em particular em Vugledar e Bakhmut, uma localidade que tentam controlar há vários meses.

As forças russas e as tropas do grupo paramilitar Wagner conquistaram recentemente Soledar, uma pequena cidade ao norte de Bakhmut. Esta foi a primeira vitória de Moscou após uma série de derrotas militares.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895