Cinco atentados coordenados atingem Hamas e Jihad Islâmica em Gaza

Cinco atentados coordenados atingem Hamas e Jihad Islâmica em Gaza

Explosões destruíram veículos, mas não houve vítimas

AFP

Explosões destruíram veículos, mas não houve vítimas

publicidade

Ataques quase simultâneos destruíram neste domingo os carros de cinco membros dos braços armados da Jihad Islâmica e do Hamas, que enfrentam o crescente desafio dos salafistas radicais na Faixa de Gaza. As explosões destruíram completamente os veículos em frente às casas de seus proprietários, sem fazer vítimas. Apenas "danos materiais" foram reclamados, assegurou a polícia do Hamas, que anunciou a abertura de uma investigação.

Estes ataques ainda não foram reivindicados. A polícia do Hamas, no poder no enclave palestino, não acusou ninguém, mas prometeu que os "sabotadores" não "escapariam às sanções". Estes ataques são inéditos em diferentes níveis: é a primeira vez que a Jihad Islâmica, segunda força em Gaza e aliada do Hamas, é alvo de um ataque; é também a primeira vez que um atentado coordenado - cinco bombas explodiram no espaço de 15 minutos no mesmo bairro de Sheikh Radouane - visa tantos membros dos movimentos islâmicos em Gaza.

Segundo testemunhas, as bombas foram colocadas sob três carros pertencentes a membros das Brigadas al-Qassam, o braço armado do Hamas, e duas outras sob dois veículos de membros das Brigadas Al-Quds, o braço armado da Jihad Islâmica.

Vários ataques já atingiram seus membros, bem como vários de seus edifícios. O mais espetacular foi realizado no início de maio, quando um grupo salafista chamado de "Partidários do Estado Islâmico em Jerusalém" reivindicou ataques com morteiros contra uma base da al-Qassam. A cada vez, o modus operandi sugere ameaças e advertências, uma vez que as explosões ainda ocorrem à noite ou num momento em que não há transeuntes nas proximidades.




Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895