Uma série de 15 atentados com carro-bomba foi desmantelada antes de ser cometida pelo Estado Islâmico (EI) no leste da cidade iraquiana de Ramadi. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelas autoridades de segurança do Iraque. A capital da província do Al-Anbar é palco de confrontos entre as forças do governo apoiadas pelos ataques da coalizão internacional, que tenta retomar a cidade.
"Aviões da coalizão internacional e tropas iraquianas no terreno repudiaram um violento ataque" do EI, indicou o capitão de Polícia Ahmed al-Dulaimi, acrescentando que 15 carros-bomba dirigidos por suicidas do centro de Ramadi para o leste da cidade foram destruídos.
Segundo Dulaimi, dois membros da polícia morreram nessas operações. O chefe da Segurança no setor de Khaldiya, Ibrahim al-Fahdaui, relatou que seis policiais ficaram feridos. De acordo com Al-Fahdaui, vários carros-bomba foram destruídos graças a mísseis antitanque Kornet, de fabricação russa.
Na semana passada, as forças iraquianas retomaram do EI um bairro importante do sudoeste de Ramadi. Em maio, o EI baseou sua ofensiva vitoriosa em Ramadi na utilização de veículos, contendo, em alguns casos, quase dez toneladas de explosivos e dirigidos por suicidas.
Coalizão internacional impede 15 atentados com carro-bomba no Iraque
Estado Islâmico planejava atingir vários alvos coordenados com explosivos