Colômbia dará nacionalidade a venezuelanos afetados por crise na fronteira

Colômbia dará nacionalidade a venezuelanos afetados por crise na fronteira

Decreto do presidente Nicolás Maduro suspendeu por 60 dias, prorrogáveis, as fronteiras

AFP

Famílias foram divididas pelas expulsões maciças de colombianos, provocadas por Caracas nos últimos dias

publicidade

A Colômbia dará a nacionalidade aos venezuelanos com famílias divididas pelas expulsões maciças de colombianos, provocadas por Caracas nos últimos dias, informou neste domingo a chanceler colombiana, Maria Ángela Holguín.

"Vamos dar a nacionalidade colombiana às pessoas colombianas casadas com venezuelanos e aos venezuelanos que quiserem viver na Colômbi. Queremos que as famílias vivam unidas, não queremos dividir famílias", afirmou Holguín em coletiva de imprensa na cidade fronteiriça de Cúcuta, 600 km a nordeste de Bogotá.

O decreto do presidente Nicolás Maduro que suspendeu por 60 dias, prorrogáveis, garantias constitucionais nos municípios de Bolívar, Pedro María Ureña, Junín, Capacho Nuevo, Capacho Viejo e Rafael Urdaneta, do Estado de Táchira.

No texto do decreto é explicado que a medida surge devido "à presença de circunstâncias criminosas e violentas vinculadas a fenômenos como grupos paramilitares, o narcotráfico e o contrabando", ações "que rompem o equilíbrio do direito internacional, a convivência pública cotidiana e a paz", provocando "violência contra cidadãos e funcionários venezuelanos no exercício das suas funções públicas".

A Venezuela fechou na última semana as fronteiras dos municípios de Lobatera, Ayacucho, Garcia de Hevia e Panamericano, no estado venezuelano de Táchira, a sudoeste de Caracas, ao mesmo tempo que reforçou a presença de militares na área.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895