Colômbia fecha fronteiras com Venezuela e restringe acessos do exterior

Colômbia fecha fronteiras com Venezuela e restringe acessos do exterior

Estrangeiros que estiveram na Europa ou na Ásia nas últimas duas semanas "estarão sujeitos de inadmissão" ao chegar no país

AFP

Trabalhador desinfecta estação de ônibus em Bogotá

publicidade

O presidente da Colômbia, Iván Duque, anunciou nesta sexta-feira o fechamento da fronteira com a Venezuela e restringiu a entrada de estrangeiros que estiveram na Europa e na Ásia nos últimos 14 dias, como medidas para deter a epidemia do novo coronavírus. Os estrangeiros que residem no país não estão submetidos à medida, mas deverão ficar em quarentena preventiva em suas residências, do mesmo modo que os colombianos ou membros de missões diplomáticas que retornaram das áreas de risco, declarou Duque a partir da Casa de Nariño, em Bogotá.

A partir de segunda-feira, os estrangeiros que estiveram na Europa ou na Ásia nas últimas duas semanas "estarão sujeitos de inadmissão" ao chegar à Colômbia, informou a autoridade migratória. O fechamento das sete passagens de fronteira terrestres ao longo da fronteira de 2.200 km com a Venezuela será efetivo a partir das 05H00 local (07H00 Brasília) deste sábado, revelou Duque.

"Com isto fortalecemos a proteção do nosso país e damos um passo adicional para enfrentar esta pandemia global", declarou o presidente, cercado por autoridades migratórias, de transporte e de saúde. Desde a quarta-feira, os estrangeiros procedentes de China, Espanha, França e Itália são submetidos a isolamento preventivo de 14 dias ao chegar à Colômbia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895