Mundo

Comandante do Norman Atlantic saiu após navio ser totalmente evacuado

Argilio Giacomazzi ficou acompanhado apenas de quatro oficiais enquanto embarcação pegava fogo

Comandante do Norman Atlantic saiu após navio ser totalmente evacuado
Comandante do Norman Atlantic saiu após navio ser totalmente evacuado Foto : HO / GUARDIA COSTIERA / AFP / CP
O comandante do ferry que pegou fogo na costa da Albânia e deixou sete mortos só deixou a embarcação após a evacuação total dos 478 passageiros e membros da tripulação - anunciou a marinha italiana. "Às 14h50min (10h50min horário de Brasília), o comandante Argilio Giacomazzi abandonou o barco", informou a Guarda-Costeira italiana por meio de sua conta no Twitter.

A atitude do comandante, que ficou acompanhado apenas de quatro oficiais da marinha militar enquanto a embarcação pegava fogo, deve dar novos ares à marinha italiana. O prestígio da marinha da Itália foi fortemente abalado por um outro comandante, Francesco Schettino, apelidado de "capitão covarde" por ter abandonado o navio Costa Concordia, que naufragou ao lado de uma ilha da Toscana no início de 2013, enquanto os passageiros ainda eram resgatados. O acidente deixou 32 mortos.

O comandante Giacomazzi, 62 anos, esperou até que o último membro da tripulação e o último passageiro fossem resgatados por helicópteros e navios enviados pela Albânia no domingo. "Estou certa de que meu pai cumpriu e cumpre sempre com seu dever", disse a filha do capitão, Giulia. O balanço atual do incêndio é de sete mortos após a descoberta de outros dois corpos, segundo a marinha italiana.

"Descobrimos dois corpos, totalizando sete mortes", disse a Guarda-Costeira italiana no Twitter. O balanço anterior era de cinco mortos. O fogo foi declarado na madrugada de domingo na área reservada aos veículos da embarcação, assolada por fortes ventos e ondas. Os passageiros, muitos deles italianos e turcos, haviam partido do porto grego de Patras (sudoeste) rumo a Ancona (leste da Itália).