Começa operação de resgate dos mineiros do Chile

Começa operação de resgate dos mineiros do Chile

Médico desceu até o local onde os 33 trabalhadores estão presos

Correio do Povo e Agência Brasil

Começa operação de resgate dos mineiros do Chile

publicidade

Depois de atrasar mais de duas horas, começou por volta das 23h20min (horário de Brasília) desta terça-feira o resgate dos mineiros no Norte do Chile. Sob aplausos, gritos de incentivo e o hino do Chile, o médico socorrista Miguel González desceu na cápsula salvadora até o local onde os 33 trabalhadores estão presos desde 5 de agosto. O tempo de viagem entre o solo até o lugar onde estão os mineiros é de cerca de 15 minutos. A operação deve durar entre 24 e 48 horas.

Confira as notícias sobre o resgate dos mineiros

A operação de resgate está sendo acompanhada pessoalmente pelo presidente do Chile, Sebastián Piñera, que confirmou que o primeiro mineiro a ser resgatado será Florencio Avalos, de 31 anos, o capataz da mina e segundo em hierarquia depois do chefe de turno. Piñera também disse esperar que todos estejam na superfície até quinta-feira. “Esperamos que o resgate seja concluído entre 24 e 48 horas, dependendo do tempo que levar para a cápsula subir.”

Cápsula teve de ser consertada antes do início da operação

A cápsula de resgate sofreu uma deformação na porta durante o primeiro teste e foi "ajustada" com golpes de martelo, o que retardou o início da operação. Após realizar uma primeira descida pelo duto, a instalação vazia emergiu com alguns amassos e foi possível ver operários batendo em sua porta com martelo.

Mineiros recebem socorrista com muita festa

Cerca de 16 minutos depois de iniciar o percurso, Miguel González chegou ao local onde estão os mineiros. O médico foi recebido com muita festa e abraços pelos trabalhadores. Logo depois, começou a passar as instruções sobre o resgate.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895