Companhias aéreas dos EUA tentam normalizar partidas após falha no sistema de avisos a pilotos

Companhias aéreas dos EUA tentam normalizar partidas após falha no sistema de avisos a pilotos

Agência de aviação americana iniciou investigação que provocou atrasos ou cancelamentos em ao menos 11,3 mil decolagens

R7 e AFP

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As companhias aéreas dos EUA disseram que esperam que as operações voltem ao normal nesta quinta-feira, enquanto a FAA (Administração Federal de Aviação) se esforça para identificar a causa de uma pane do sistema que fornece avisos de segurança aos pilotos antes dos voos em todo o país e, consequentemente, impedir que isso aconteça novamente.

Mais de 11,3 mil voos nos Estados Unidos foram atrasados ou cancelados nessa última quarta-feira, de acordo com a FlightAware, na primeira suspensão nacional do tráfego doméstico em cerca de duas décadas. Foi a primeira vez que esse tipo de pane ocorreu desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

As principais companhias aéreas, como Delta Air Lines, United Airlines e Southwest Airlines, disseram esperar operações normais na quinta-feira. A falha do sistema da FAA impediu que os aeroportos apresentassem avisos de segurança atualizados, responsáveis por alertar os pilotos sobre perigos potenciais, como fechamento de pistas e problemas de equipamentos e obras, o que interrompeu temporariamente os voos.

Suspeita de ataque hacker

Funcionários da FAA disseram que uma revisão preliminar rastreou o problema em um arquivo de banco de dados danificado, mas acrescentou que não havia evidências de um ataque hacker e que a investigação estava em andamento. O mesmo arquivo corrompeu o sistema principal e seu backup, disseram pessoas familiarizadas com a revisão, que pediram para não ser identificadas.

A presidente do Comitê de Comércio do Senado dos EUA, Maria Cantwell, uma democrata, disse que o painel investigaria o caso. O senador republicano Ted Cruz chamou o fracasso de "completamente inaceitável". Ela também advertiu que o colegiado vai avaliar as causas dos problemas. "O público precisa de um sistema de transporte aéreo resistente", disse ela em um comunicado.

O tráfego aéreo nos Estados Unidos já tinha sido abalado no Natal por uma onda de frio extremo, acompanhado de nevascas, que se estendeu por vários dias com cancelamentos em série da companhia aérea Southwest. "A falha catastrófica do sistema da FAA de hoje é um sinal claro de que o sistema de transporte dos Estados Unidos precisa desesperadamente de uma melhora importante", disse a Associação de Turismo dos Estados Unidos. Vários republicanos também criticaram duramente a FAA, como o senador Ted Cruz que, em nota à imprensa, considerou "inaceitável" a incapacidade da agência em operar um importante sistema de segurança.

Causa desconhecida

Ontem, no aeroporto Ronald Reagan, localizado perto de Washington, os letreiros com as decolagens estavam repletos de bandeiras vermelhas, indicado atrasos. "Vamos perder nossa conexão", lamentou em declarações à AFP Lisa Nho, que esperava com a filha de quase dois anos um voo para o Texas, seguido de outro para Cabo, no México. "Estávamos saindo quando recebemos uma mensagem de texto dizendo que o voo atrasaria", contou.

O voo de Vince Hamilton para Chicago atrasou duas vezes. Se perder sua conexão em St. Louis, onde deveria pegar um ônibus, planeja alugar um carro. No aeroporto da Cidade do México vários voos com destino aos Estados Unidos também atrasaram, constatou um jornalista da AFP.

As atenções agora se voltam para a razão da pane, ainda não identificada pela FAA. Consultado sobre o tema antes da suspensão da proibição às decolagens, o presidente americano, Joe Biden, disse ter falado com o ministro dos Transportes, Pete Buttigieg, mas que desconhecia a origem da avaria naquele momento. Biden ordenou uma investigação completa do Departamento de Transportes para apurar as causas. Os reguladores "esperam ter uma ideia melhor em poucas horas e vão reagir no devido momento", disse.

2 milhões de afetados

Enquanto isso, Buttigieg disse no Twitter ter pedido uma investigação "para determinar as causas [da interrupção] e recomendar os próximos passos". A FAA não tem um diretor designado desde a renúncia de Steve Dickson, no fim de março de 2021. A Casa Branca propôs em julho substituí-lo por Phillip Washington, mas o Congresso ainda não fez sua sabatina, o que o impede de assumir o cargo.

O sistema Notice To Air Missions (NOTAM), afetado pela avaria, é usado para transmitir informações às tripulações sobre riscos, a situação dos aeroportos e outros dados importantes. Ele é "essencial na informação requerida nas operações terra/ar", explicou à AFP Michel Merluzeau, analista do escritório AIR. Cerca de 2 milhões de passageiros foram potencialmente afetados pelo incidente.


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