Confrontos deixam mais de 100 feridos na Macedônia

Confrontos deixam mais de 100 feridos na Macedônia

Manifestantes nacionalistas invadiram parlamento em Skopje

AFP

Confrontos deixam mais de 100 feridos na Macedônia

publicidade

Mais de 100 pessoas ficaram feridas na quinta-feira em Skopje em confrontos provocados pela entrada no Parlamento de manifestantes nacionalistas irritados, anunciou nesta sexta-feira a polícia da Macedônia. "Setenta cidadãos, 22 policiais e três deputados estão sendo atendidos no hospital central de Skopje, e outras sete pessoas foram levadas a diferentes estabelecimentos médicos" da capital, acrescentou a mesma fonte em um comunicado.

Os ferimentos não são graves, de acordo com os médicos, e a polícia indicou que a situação "voltou ao normal ao redor do Parlamento e nos bairros do centro da cidade" nesta sexta-feira. Na quinta-feira, a eleição de um novo presidente na Assembleia, o albanês Talat Xhaferi, pela coalizão dos social-democratas (SDSM) de Zoran Zaev e dos partidos albaneses, irritou os manifestantes nacionalistas, simpatizantes da direita (VMRO -DPMNE), que a consideram injusta.  

O líder da oposição de esquerda, Zoran Zaev, estava com o rosto ensanguentado em meio ao caos provocado pela invasão no hemiciclo dos simpatizantes do VMRO-DPMNE do ex-primeiro-ministro Nikola Gruevski. O VMRO-DPMNE liderou as legislativas antecipadas de dezembro, que deveriam tirar o país da crise política na qual estava mergulhado. Mas o partido de direita não alcançou a maioria dos 120 deputados da Assembleia.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895