Mundo

Confrontos no Egito deixam ao menos 20 mortos

Manifestantes participavam de protesto por eleições presidenciais

Homem se protege com caixote na cabeça
Homem se protege com caixote na cabeça Foto : Khaled Desouki / AFP / CP
Pelo menos 20 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas nesta quarta-feira em confrontos entre manifestantes que protestavam diante do prédio do Ministério da Defesa no Cairo, a capital egípcia, e um grupo que os atacou, informaram oficiais de segurança e representantes de hospitais.

O caso, o mais grave a ocorrer na cidade em semanas, foi o último episódio em mais de um ano de distúrbios no Egito, que se seguiram à queda do ex-ditador Hosni Mubarak, e pode gerar mais tensões a três semanas da eleição presidencial no país.

A junta de generais que assumiu após o afastamento de Mubarak, em fevereiro do ano passado, prometeu transferir o poder para um governo civil até 1º de julho, mas o compromisso não impediu a realização de manifestações que exigem a saída imediata dos militares.

Vários candidatos presidenciais suspenderam suas campanhas em protesto ao que eles chamaram de falha dos dirigentes militares em impedir a violência de hoje. Alguns políticos também boicotaram um encontro que teriam com os generais. A reunião, no entanto, foi mantida para discutir a formação de um comitê para elaborar uma nova Constituição. As informações são da Associated Press e Dow Jones.

Bookmark and Share