Congresso da Guatemala suspende aprovação de orçamento de provocou protestos

Congresso da Guatemala suspende aprovação de orçamento de provocou protestos

Manifestantes incendiaram a sede do Parlamento no último sábado

AFP

Manifestantes protestaram contra o polêmico orçamento para o próximo ano

publicidade

O Congresso da Guatemala suspendeu na madrugada desta segunda-feira o polêmico orçamento para o próximo ano, depois que a aprovação do mesmo provocou muitos protestos, nos quais os manifestantes incendiaram a sede do Parlamento no sábado, informou o presidente do organismo, o governista Allan Rodríguez.

"Com o objetivo de manter a governabilidade do país e a paz social, concordamos em suspender o trâmite do orçamento de receitas e despesas do Estado e do Organismo Legislativo 2021", afirmou o parlamentar em uma mensagem à nação.

O orçamento

O Congresso, em sua maioria composto pelo oficialismo e partidos afins, aprovou na semana passada um orçamento de quase 12,8 bilhões de dólares, 25% maior que o deste ano. A maioria dos fundos estaria destinada a infraestruturas com o setor privado e não prevê aumentos nos investimentos em saúde, educação ou no combate à pobreza e à desnutrição infantil.

Segundo estimativas, 59,3% da população de quase 17 milhões de habitantes da Guatemala vive na pobreza e a desnutrição infantil afeta quase 50% das crianças menores de cinco anos. Além disso, várias entidades econômicas e analistas alertam que há um risco que um terço do orçamento seja financiado por dívida. O Congresso aprovou empréstimos de mais de 3,8 bilhões de dólares para atender a pandemia, embora menos de 15% desses recursos tenham sido concedidos para tal objetivo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895