Conheça os trabalhadores retirados da mina San José

Conheça os trabalhadores retirados da mina San José

Operação de salvamento durou cerca de 22 horas

Correio do Povo

Don Lucho tornou-se líder do grupo. Só saiu quando todos os colegas estavam a salvo

publicidade

Durante 22 horas, os 33 trabalhadores presos na mina de San José, no Norte do Chile, foram resgatados após 
ficarem presos a 622 metros de profundidade desde 5 de agosto, quando houve um deslizamento de terra.  Clique na foto ao lado para ver imagens dos resgates. Clique aqui para ler tudo sobre o resgate no Chile.

1º Florencio Ávalos, 31 anos
Capataz, casado. Irmão de Renán, outro mineiro preso. Na saída, foi recebido pela mulher Mónica e pelo filho Byron, que chorou ao ver o pai.

2º Mário Sepúlveda
, 40 anos
Eletricista, casado. Subiu o túnel gritando dentro da cápsula de resgate e na saída distribuiu pedras trazidas da mina. Foi o apresentador da maioria dos vídeos do grupo.

3º Juan Illanes, 52 anos
Mineiro, casado. Veterano do conflito fronteiriço entre Chile e Argentina em 1978. Foi abraçado pela mulher e saudou as autoridades.

4º Carlos Mamani, 23 anos
Operador de máquinas pesadas, casado e pai de uma filha. Boliviano e único estrangeiro do grupo. Ele se ajoelhou ao deixar a cápsula e foi recebido pela esposa e pelo presidente do Chile, que exibiam bandeiras da Bolívia.

5º Jimmy Sánchez, 19 anos
Mineiro, solteiro e o mais jovem do grupo. Muito emocionado ao deixar a cápsula, foi recebido pelo pai.

6º Osman Araya, 30 anos
Mineiro, casado, com três filhos. Ao deixar o local, abraçou a esposa Angélica.

7º José Ojeda Vidal, 46 anos
Encarregado de perfuração, viúvo, diabético e autor da famosa mensagem "Estamos bem no refúgio, os 33". Foi recebido pela filha, que tinha uma bandeira do Chile nas mãos.

8º Claudio Yáñez, 34 anos
Operador de máquina, duas filhas. Foi recebido com um longo abraço da companheira, com quem prometeu se casar antes de deixar a mina. O momento foi registrado por uma das filhas com uma câmera de vídeo.

9º Mário Gomez Heredia, 63 anos
Motorista, casado e com quatro filhas. É o mais experiente do grupo, filho de mineiro. Foi recebido pela mulher, e depois de abraçá-la, ajoelhou-se para rezar.

10º Alex Vega Salazar, 32 anos

Mecânico de máquinas pesadas, casado. No dia 22 de setembro, celebrou o aniversário no interior da mina. Fez o sinal da cruz e em seguida abraçou a esposa, Jéssica Salgado.

11º Jorge Galleguillos Orellana, 56 anos
Mineiro experiente, casado, sofre de hipertensão. Foi recebido pelo presidente Sebastián Piñera e seu colega da Bolívia, Evo Morales, que chegou ao local para visitar o compatriota Carlos Mamani, o quarto resgatado.

12º Edison Peña Villarroel, 34 anos
Mineiro, solteiro. Havia manifestado o desejo de ser resgatado o mais rápido possível. "Obrigado por acreditar que estávamos vivos", disse ao presidente Sebastián Piñera.

13º Carlos Barrios Contreras, 27 anos
Mineiro, solteiro. Deu um longo abraço no pai, Antenor Barrios, que não conteve o choro. "Obrigado a todos", afirmou Carlos para as equipes de resgate.

14º Víctor Zamora Bugueño, 33 anos
Mecânico, casado. Ao sair, abraçou a esposa, Jessica, grávida de três meses.

15º Víctor Segovia Rojas, 48 anos
Eletricista, casado. Escreveu um diário dos quase 70 dias de isolamento. Ao deixar o túnel foi saudado pelo presidente. "Obrigado por tua liderança; vamos ler suas notas", disse Piñera.

16º Daniel Herrera, 27 anos
Motorista de caminhão, casado. Último do grupo dos mineiros considerados mais frágeis por suas condições físicas. Foi saudado carinhosamente por sua mãe, Alicia Campos.

17º Omar Reygadas Rojas, 56 anos
Viúvo, foi recebido por um de seus seis filhos. Em seus 30 anos como minerador, já ficou soterrado em três ocasiões. Mesmo assim, diz gostar do trabalho subterrâneo. Na saída da mina, ergueu uma bandeira do Colo-Colo.

18º Esteban Rojas Carrizo, 44 anos
Carrizo chegou à superfície às 14h50min e foi recepcionado pela namorada, Jéssica Yáñez, com quem está há 25 anos e tem três filhos. Ainda na mina, Esteban pediu Jéssica em casamento.

19º Pablo Rojas Villacorta, 45 anos
Muito sorridente, o carregador de explosivos foi recebido pelo filho único, Michel Rojas, 21 anos, estudante de medicina. Villacorta estaria trabalhando na mina para pagar a faculdade de Michel.

20º Darío Segova, 48 anos
O operador de perfuradora foi resgatado às 16h e, ao chegar à superfície, se ajoelhou e foi abraçado pela irmã, Maria. Segova é filho de mineiro e experiente na profissão.

21º Yonni Barrios, 50 anos
Responsável por monitorar a saúde dos colegas, foi resgatado às 16h30min. Ao sair, foi abraçado pela amante, Susana Valenzuela. Barrios teve sua vida pessoal exposta quando Susana foi ao Acampamento Esperanza e causou constrangimento à esposa dele, Marta Salinas, com quem o mineiro estava casado havia 28 anos. Marta não esperou o seu resgate.

22º Samuel Ávalos Acuña, 43 anos
Casado e pai de três filhos, chegou à superfície às 17h03min. Acuña tinha a função de checar a qualidade do ar na área onde os trabalhadores estavam vivendo.

23º Carlos Bugueno Alfaro, 27 anos
Um dos trabalhadores mais jovens da mina, foi resgatado às 17h30min. Bugueno é solteiro e não tem filhos. Ele trabalhava como segurança e foi recebido com um abraço pela mãe e se emocionou.

24º José Henríquez González, 55 anos
O mestre de perfuração saiu da mina San José às 15h55min, muito sorridente. Ele trabalha na profissão há mais de 30 anos, é casado, pai de duas filhas e pastor evangélico.

25º Renan Ávalos Silva, 29 anos
Irmão do primeiro a ser libertado – Florencio Ávalos –, saiu da mina San José às 18h25min. Solteiro e sem filhos, Renan começou a trabalhar na mina com a ajuda de Florencio.

26º Claudio Acuña Cortés, 34 anos
O mineiro que pediu a mulher em casamento enquanto estava confinado foi resgatado às18h51min. Cortés foi recebido por ela e uma das duas filhas, ainda criança, que chorava muito.

27º Franklin Lobos Ramírez, 53 anos
O motorista de caminhão e ex-jogador de futebol foi resgatado às 19h18min. Ele é casado e foi recebido pela filha, que lhe entregou uma bola autografada. Ramírez  lembrou os tempos de meio-campista do Club de Deportes Cobresal e fez embaixadas.

28º Richard Villarroel, 27 anos
O mecânico chegou à superfície às 19h45min, carregando uma bandeira do Chile com recados de todos os colegas, e foi recebido pela esposa, que chorava copiosamente. Ela está grávida, e o bebê deve nascer em novembro.

29º Juan Aguilar, de 49 anos
O supervisor chegou à superfície às 20h13min desta quarta-feira, onde era aguardado pela esposa, Cristy Coronado.

30º Raúl Bustos, 40 anos
Bustos foi para San José depois que o estaleiro em que trabalhava, no porto de Talcahuano, foi destruído por um maremoto em fevereiro. O mecânico hidráulico saiu da cápsula às 20h36min. Casado, com dois filhos, foi recebido pela esposa.

31º Pedro Cortez, 26 anos
Eletricista foi resgatado às 21h03min. Cortez é separado e foi recebido pela sua filha. Ele perdeu um dedo em um acidente na mina há um ano.

32º Ariel Ticona, 29 anos
Motorista de máquinas foi recebido pela mulher em lágrimas e exibiu o primeiro telefone utilizado para comunicação com o mundo exterior.

33º Luis Urzúa Iribarren, 54 anos
Topógrafo, tornou-se líder do grupo. Só saiu quando todos os colegas estavam a salvo. Às 21h55min, a capsula Fênix 2 foi recebida com cantoria e gritos no deserto do Atacama, no último salvamento.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895