Conservadores têm histórica vitória em reduto trabalhista no Reino Unido

Conservadores têm histórica vitória em reduto trabalhista no Reino Unido

Pleito em Hartlepool terminou com eleição de parlamentar pela primeira vez em mais de 50 anos

AFP

publicidade

O partido conservador do primeiro-ministro Boris Johnson registrou uma vitória histórica em Hartlepool, elegendo um parlamentar pela primeira vez em mais de 50 anos neste reduto trabalhista no nordeste da Inglaterra - apontam resultados oficiais anunciados nesta sexta-feira (7).

De acordo com estes resultados, entre os primeiros a serem anunciados após as eleições locais e regionais realizadas na quinta-feira (6), a candidata conservadora Jill Mortimer obteve 15.529 votos, quase o dobro do obtido por seu oponente trabalhista Paul Williams (8.589). "É um resultado histórico", parabenizou Amanda Milling, da cúpula do partido, em uma nota.

Estas eleições locais foram vistas como um teste para Johnson e sua legenda após a plena entrada em vigor do Brexit, com a saída do país do mercado único europeu e da união aduaneira em 1º de janeiro. Para o líder da oposição trabalhista, Keir Starmer, este resultado é um mau presságio para as eleições gerais de 2024.

Quando assumiu a liderança de sua sigla há um ano, Starmer prometeu colocar o partido de volta aos trilhos, após sua derrota histórica nas eleições legislativas de 2019. "É terrivelmente decepcionante", tuitou o deputado trabalhista Richard Burgon. "Retrocedemos nas áreas em que deveríamos ganhar. A liderança trabalhista deve mudar", afirmou. 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895