"Fecharemos o complexo industrial se a Coreia do Sul insistir em prejudicar nossa dignidade", disse o governo em uma nota reproduzida pela KCNA. "Alertamos que serão adotadas duras medidas se (a Coreia do Sul) continuar com suas declarações que difamam nossa dignidade", acrescentou a nota.
O complexo industrial binacional de Kaesong, situado em território norte-coreano e a cerca de 10 quilômetros da fronteira, foi criado em 2004 como um símbolo da cooperação entre os dois países, e desde então constitui uma importante fonte de renda para a Coreia do Norte.
No entanto, a Coreia do Sul já expressou preocupação sobre o funcionamento do complexo depois que a Coreia do Norte anunciou a intenção de cortar uma linha telefônica de uso militar utilizada para controlar o trânsito de pessoas na região. Essa linha era utilizada para que as autoridades do Sul pudessem comunicar ao Norte os nomes dos trabalhadores que cruzam a fronteira para trabalhar no complexo industrial.
Anúncio de estado de guerra
A Coreia do Norte anunciou hoje o “estado de guerra com a Coreia do Sul e que negociará qualquer questão entre os dois países sobre esta base. O comunicado adverte que qualquer provocação militar próxima às fronteiras terrestres ou marítimas entre o Norte e o Sul levará a “um conflito em grande escala e a uma guerra nuclear”.
“A partir de agora, as relações intercoreanas estão em estado de guerra e todas as questões entre as duas Coreias serão tratadas sob o protocolo de guerra", declara um comunicado atribuído a todos os órgãos do governo norte-coreano. A situação que prevaleceu por longo tempo na qual a península coreana não estava nem em guerra e nem em paz acabou”, destaca o comunicado divulgado pela agência oficial de notícias norte-coreana KCNA.