Coreia do Norte anuncia ter realizado teste com bomba de hidrogênio

Coreia do Norte anuncia ter realizado teste com bomba de hidrogênio

Instituto Geológico dos EUA detectou abalo compatível com explosão atômica

AFP

O governo de Kim Jong-Un anunciou que concluiu com sucesso a detonação de uma bomba de hidrogênio

publicidade

Um tremor de 5,1 graus de magnitude foi registrado nesta quarta-feira na zona de um sítio de testes nucleares da Coreia do Norte, anunciou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). Além dos sismos que indicam um novo detonamento atômico de Pyongyang, o governo de Kim Jong-Un anunciou que concluiu com sucesso a detonação de uma bomba de hidrogênio.

O USGS confirmou que o epicentro do tremor foi registrado no Nordeste da Coreia do Norte, a cerca de 50 quilômetos de Kilju, na mesma zona onde se encontram instalações nucleares norte-coreanas. O abalo ocorreu às 10h (23h30min de Brasília). O abalo teve uma profundidade de "zero metro". "Se não houve invasão da soberania do nosso país, não usaremos armas nucleares", informou comunicado oficial na TV estatal norte-coreana.

O ministério sul-coreano da Defesa declarou que avalia as informações, e segundo a Yonhap, o ministro das Relações Exteriores, Yun Byung-Se, convocou uma reunião de emergência. A Coreia do Norte já realizou ao menos três testes nucleares, em 2006, 2009 e 2013, todos no sítio de Punggye-ri. A bomba de hidrogênio é um artefato atômico muito mais potente que consegue gerar a fusão nuclear, ao invés da fissão.



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895