A Coreia do Norte disparou nesta quarta-feira (22, data local) pelo menos um míssil balístico, seu primeiro lançamento em vários meses, informou o Exército sul-coreano.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmou que o míssil "ainda não identificado" foi lançado em direção ao leste. Esse é o primeiro teste norte-coreano desde que Lee Jae Myung assumiu a presidência da Coreia do Sul em junho.
O lançamento ocorre uma semana antes da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês), que contará com a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na cidade sul-coreana de Gyeongju.
- Netanyahu demite seu assessor de segurança nacional
- Trump espera acordo com China, mas deixa reunião com Xi em aberto
- Justiça da Colômbia revoga condenação contra ex-presidente Uribe por suborno e fraude processual
Trump afirmou que espera se reunir com o líder norte-coreano Kim Jong Un durante o evento. Segundo o governo norte-coreano, Kim estaria disposto a dialogar no futuro, mas descarta qualquer renúncia ao arsenal nuclear do país.
Neste mês, a Coreia do Norte exibiu o que descreveu como seu míssil balístico intercontinental "mais poderoso", durante um desfile militar que contou com a presença de altas autoridades de Rússia e China.