Coreia do Norte parece estar preparando um lançamento de foguete, aponta EUA

Coreia do Norte parece estar preparando um lançamento de foguete, aponta EUA

Negociações entre países sobre o fim do programa nuclear coreano estão num impasse desde 2008

AFP

Coreia do Norte parece estar preparando algum tipo de lançamento

publicidade

A Coreia do Norte parece estar preparando um lançamento de um foguete, apesar de ainda não estar claro se seria um míssil balístico ou algum artefato espacial, afirmou nesta quinta-feira um alto funcionário do Pentágono.
"As indicações que temos é que estão preparando algum tipo de lançamento (...), pode ser um satélite, um veículo espacial, há uma grande quantidade de possibilidades", assinalou o funcionário, que não quis ser identificado.

"Temos muitas suposições. A Coreia do Norte faz regularmente isso, instalar e retirar equipamentos", acrescentou.
Nesta quinta-feira, três semanas após o anúncio de um quarto teste nuclear por Pyongyang, os meios de comunicação japoneses publicaram que a Coreia do Norte parece estar preparando o disparo de um míssil balístico de longo alcance.

As imagens de satélites recentes mostram que o lançamento poderia acontecer a partir da plataforma de Dongchang-ri, no oeste do país, indicou a agência Kyodo News, citando uma fonte governamental japonesa não revelada. Tanto os Estados Unidos quanto o Japão monitoram regularmente a partir do espaço as atividades da Coreia do Norte.

O país realizou lançamentos de mísseis de longo alcance várias vezes, a última em dezembro de 2012. O anúncio feito em 6 de janeiro pelo regime de Kim Jong-un, alegando ter detonado uma bomba de hidrogênio, foi recebido com ceticismo entre os especialistas, mas vários governos, incluindo os Estados Unidos e a Coreia do Sul pediram o endurecimento das sanções internacionais contra a Coreia do Norte.

As negociações entre Pyongyang e um grupo de cinco países (Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Rússia e Japão) sobre o fim do programa nuclear da Coreia do Norte estão num impasse desde 2008.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895