Coreia do Norte retorna ao escritório de contato intercoreano

Coreia do Norte retorna ao escritório de contato intercoreano

Local foi aberto em setembro de 2018, como parte da aproximação com a Coreia do Sul

AFP

Kim Chang-su é chefe do escritório que serve como aproximação entre as duas Coreias

publicidade

A Coreia do Norte enviou novamente sua delegação ao escritório de contato intercoreano, informou hoje a Coreia do Sul, poucos dias depois da retirada unilateral do país deste organismo estabelecido em setembro para estreitar as relações. "Vários integrantes da equipe da Coreia do Norte estão trabalhando (...) a partir de hoje", anuncia um comunicado do ministério sul-coreano da Reunificação. 

A saída dos funcionários norte-coreanos, em 22 de março, aconteceu sem qualquer tipo de explicação. "Sul e Norte estabeleceram consultas no escritório de contato esta manhã (segunda-feira) e o escritório continuará funcionando como sempre", afirma um comunicado divulgado pelo ministério sul-coreano. Pyongyang não explicou os motivos da retirada nem os do retorno. 

O escritório, na cidade norte-coreana de Kaesong, foi aberto em setembro como parte da aproximação entre as Coreias, mas foi afetado pelo bloqueio nas negociações sobre a desnuclearização entre Pyongyang e Washington. 

Após meses de tensão na península coreana, o ano de 2018 foi marcado por uma grande aproximação entre Norte e Sul, que se concretizou em várias reuniões entre o dirigente norte-coreano Kim Jong Un e o presidente sul-coreano Moon Jae-in. Mas a incapacidade do presidente americano, Donald Trump, e de Kim Jong Un para avançar nas negociações sobre a desnuclearização e a suspensão das sanções, na reunião de cúpula de Hanói em fevereiro, alimentaram as dúvidas sobre a continuidade da aproximação entre as Coreias.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895