Coreia do Sul comunica fracasso de teste de míssil da Coreia do Norte

Coreia do Sul comunica fracasso de teste de míssil da Coreia do Norte

Arma teria sido projetada para um alcance de 4 mil quilômetros

AFP

Arma teria alcance de quatro mil quilômetros de alcance

publicidade

A Coreia do Norte fracassou, nesta terça-feira, no que parece ter sido uma tentativa de lançar um novo e poderoso míssil de médio alcance, informou uma fonte do ministério sul-coreano da Defesa. "O teste de míssil da Coreia do Norte parece ter falhado. Estamos analisando e acompanhando de perto a situação enquanto mantemos nossas posições de defesa". O lançamento ocorreu às 5h20min de terça-feira (17h20min em Brasília, na segunda).

Mais cedo, outro funcionário do ministério da Defesa havia informado que a Coreia do Norte preparava um novo teste de míssil, ignorando a proibição das Nações Unidas. O funcionário não informou o tipo de míssil está envolvido, mas a imprensa sul-coreana citou um projétil de médio ou longo alcance.

Alguns jornalistas falaram em um míssil Musudan, de 4 mil quilômetros de alcance e capaz de atingir Coreia do Sul, Japão e as bases militares americanas no Pacífico Oriental. Três testes precedentes do Musudan fracassaram.

Em Tóquio, vários meios de comunicação, entre eles a TV estatal NHK, informaram que as forças de defesa estão em alerta e com ordens para derrubar o míssil caso sua trajetória ameace o Japão.

As resoluções das Nações Unidas proíbem a Coreia do Norte de realizar testes com mísseis balísticos e armas nucleares, e as sanções aplicadas contra o regime de Pyongyang foram endurecidas em março, após a quarta detonação atômica em dois meses no país.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895